Lentes implantáveis podem ser solução para alto grau de miopia

Lentes implantáveis podem ser solução para alto grau de miopia

Lente pode ser removida se o paciente esboçar qualquer tipo de reação adversa

Óculos com lentes conhecidas como "fundo de garrafa" costumam ser um grande incômodo para várias pessoas com médio ou alto grau de miopia. Contudo, para enxergar melhor, muitas acabam não tendo outra opção.

No entanto, a grande novidade para casos como esses são as lentes implantáveis. Nos Estados Unidos, um estudo publicado no jornal Archives of Ophthalmology analisou mais de 600 pessoas que implantaram lentes para correção de alta miopia. Os resultados mostram que 74% permaneceram com visão 20/20 e 95% atingiram visão 20/40 — ou melhor — após cinco anos.

Para se entender melhor a avaliação com base nos padrões norte-americanos, de 20/20 a 20/40 a visão é considerada boa ou normal; de 20/50 a 20/70, é considerada moderada; a partir de 20/80 são os casos são graves, se estendendo até 20/200 - quando é diagnosticada a cegueira, segundo o médico oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

— As lentes intraoculares fácicas estão indicadas principalmente para pessoas com alto grau de miopia ou hipermetropia nas quais não é possível realizar a correção a laser devido à mudança acentuada da curvatura. Também são um excelente recurso para o paciente que apresenta a córnea muito fina — explica Neves.

Na opinião do médico, uma das principais vantagens é a satisfação do paciente:

 — Esse tipo de lente é menor do que a lente de contato comum e praticamente desaparece depois de implantada sobre a pupila. Simples, a cirurgia é realizada em 15 minutos.

Sob anestesia local, a lente é fixada no olho do paciente por duas pequenas alças presas à íris. Na maioria dos casos, o paciente passa a enxergar melhor já no dia seguinte ao implante.

— Não há sensação tão boa quanto acordar e enxergar tudo à sua volta sem precisar dos óculos — diz Neves.

Para o oftalmologista, outra vantagem da cirurgia intraocular é que as lentes implantáveis podem ser removidas a qualquer momento se o paciente esboçar qualquer tipo de reação adversa, enquanto a cirurgia a laser é definitiva.

A acuidade visual é outro ganho notável, assim como o fato de ser um procedimento seguro e que atende às necessidades de quem tem mais de 10 graus de miopia ou espessura incompatível para a cirurgia a laser — finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas